O Congresso Internacional de Composites tem o objetivo de mostrar os novos desenvolvimentos em matérias-primas, processos e aplicações para o mercado de composites. Também visa apresentar importantes sinalizações de mercado, perspectivas de consumo, entre outras abordagens importantes para esse setor.
Segue programação preliminar:
> 09h – Senai
Tema: Compósitos com fibras naturais – desafios associados ao desenvolvimento de produtos
Palestra em português: Thatiana Macedo Senai
Palestra em inglês: 19 Tatiana Macedo Senai Traduzido
> 9h30 – Owens Corning
Tema: Inovações Tecnológicas em Fibra de Vidro e Tecidos Técnicos.
Resumo: O objetivo do Congresso será disseminar ao público as inovações tecnológicas em fibra de vidro assim como os tecidos técnicos que abrangem os mais diversos mercados como energia eólica, náutico, automotivo, industrial, saneamento. No Congresso, salientaremos a importância de cada uma das aplicações, da evolução técnica dos produtos, trazendo também os fundamentos mercadológicos da migração dos moldes abertos para moldes fechados.
Palestrante: Luiz Fernando de Araujo – Gerente de Vendas e Bruno Varandas – Gerente de Vendas
Material: Luis Fernando & Bruno Varandas – Owens Corning.mp4
Palestra em português: Luis Fernando & Bruno Varandas Owens Corning
Palestra em inglês: (Em breve)
> 10h – coffee-break
> 10h30 – Polystell
Tema: Potencializando Propriedades Mecânicas com Aditivos: Explorando os Benefícios da Incorporação de uma Solução Copolimérica de Alto Peso Molecular em materiais Compósitos.
Resumo: Este estudo avalia a viabilidade da integração de um aditivo desenvolvido especificamente para a umectação eficaz da fibra de vidro em processos de produção de materiais compósitos à base de resina poliéster insaturada e fibra de vidro. Comprovadamente valioso como um complemento durante o processo de laminação e roleteamento, este produto apresenta notáveis características, incluindo excelente compatibilidade e facilidade de manuseio. Além disso, sua composição inclui copolímeros acrílicos reativos de alto desempenho, tornando-o compatível com sistemas de alta temperatura e UV.
Entre os principais benefícios, destacam-se significativos aumentos na adesão e reforço estrutural, especialmente em processos de pultrusão. Com a incorporação deste aditivo, observou-se um ganho de 6,34% no ensaio de tração (ISO 527) e um impressionante aumento de 51% no ensaio de flexão (MAN SMC 2).
Material: Polystell_Apresentacao_Feiplar.pdf
Palestra em português: https://youtu.be/Mr90XXQQXDs
Palestra em inglês: 17 Giovan Polystell Traduzido
> 11h – Alan Harper
Palestra especial
> 11h30 – Texiglass
Tema: Inovações em reforços
Material: Texiglass_Congresso FEIPLAR – 22-08-24 (FEIPLAR).ppt – Luis Fernando Babi – Texiglass.mp4
Palestra em português: Luis Fernando Babi Texiglass
Palestra em inglês: (Em breve)
> 12h – encerramento