Painel Espumas Flexíveis

Painel Espumas Flexíveis

O Painel Espumas Flexíveis foi um seminário técnico que teve o objetivo de mostrar as inovações para a fabricação de espumas de poliuretano. Também visou mostrar novas opções em espumas, permitindo a ampliação da gama de produtos para os mais diversos mercados como moveleiro, colchoeiro, automotivo, construção civil, decoração, médico-hospitalar, entre outros.

Segue a programação:

8h30 – Cannon
Título: A luta contra o fogo – grafite expansível como retardante de chama em espumas de PU
Resumo: Os assentos dos passageiros na indústria automotiva e nos transportes públicos (trens, ônibus, aviões, etc.) são geralmente fabricados com espumas flexíveis de poliuretano, a qual é inerentemente inflamável, gerando problemas de segurança. O mercado de PU está cada vez mais atento às propriedades inflamáveis dos produtos finais. As aplicações para assentos de transporte público e automóveis visam implementar sistemas para minimizar a propagação das chamas, inflamabilidade, fumaça e toxicidade. Mais de 175 retardantes de chama líquidos estão atualmente disponíveis no mercado, principalmente com componentes halogenados e inorgânicos, mas estão sendo progressivamente descontinuadas devido a sua toxicidade e poluição ambiental.
O grafite expansível é totalmente inofensivo aos passageiros, não cria nenhuma problema de poluição no término de uso do veículo e é considerado o substituto mais promissor desses componentes mais perigosos graças às suas propriedades destacadas de resistência ao fogo. A Cannon desenvolveu e patenteou uma solução direcionada ao processo de grafite expansível, mesmo em altas porcentagens para atender às mais exigentes certificações de resistência ao fogo existentes globalmente.
Palestrante: Riccardo Romanenghi é especialista de PU Latam

9h – Dow
Título: Aditivos de silicone VORASURF: inovação e qualidade em espumas para colchões e móveis
Resumo: A linha VORASURF, da Dow, é uma tecnologia de silicones para formuladores e casas de sistemas que buscam soluções de qualidade, inovadoras e confiáveis para espumas especiais e convencionais. Nesta ocasião, apresentou-se tecnologias da linha VORASURF para formuladores que procuraram silicone com estabilidade hidrolítica para linhas de espumas hiper-suaves, viscoelásticas (químicas e pneumáticas), convencionais padrão e espumas com anti-chama.
Palestrante: Felipe Nascimento, especialista técnico da Dow
Clique aqui e baixe a apresentação 

9h30 – Amino
Tema: Visco Elástico base água e Bloco cilíndrico hipersoft
Resumo: A AMINO apresentará as vantagens, processos e propriedades do Visco Elástico base água e Bloco cilíndrico hiper soft.
Palestrante: Carlos Santos (vendedor técnico) e Paulo Fogo (vendedor técnico)

10h – Química Anastácio
Tema: Química Anastácio: a mais completa plataforma de serviços e soluções para a indústria de Poliuretanos
Resumo: A Química Anastacio mostrará as soluções e serviços para o mercado de espumas flexíveis, desde as principais matérias-primas até os ajustes de formulações

Palestrante: Roberto Luiz, Gerente de Poliuretanos. Roberto Luiz tem formação como Químico e Engenheiro Químico, e atua na indústria de PU há quase 30 anos.

10h30 – coffee-break

10h50 – Covestro
Tema: Covestro dá mais um passo importante na Jornada da Economia Circular – Isocianatos produzidos dentro do conceito do Balanço de massa
Resumo: As empresas químicas estão, cada vez mais, olhando para o conceito de Balanço de Massa como um método de oferecer produtos químicos sustentáveis. Através deste conceito, estas indústrias substituem uma parte de sua matéria-prima de combustível fóssil por uma alternativa renovável, que pode ser tanto de plantas quanto de resíduos industriais e esta quantidade substituída pode, então, ser atribuída aos produtos finais, através de uma certificação.
Palestrante: Fernanda Porto é Engenheira de Materiais pela Universidade Mackenzie e representante técnica e comercial da Covestro, da divisão de Poliuretanos – Performance Materials. Atua no mercado de Poliuretanos desde 2005 quando ingressou no Laboratório da Bayer, antecessora da Covestro. Faz parte de sua formação profissional, na empresa, a experiência no desenvolvimento de formulações e sistemas de Poliuretanos e há 10 anos atua no mercado de PU, dando suporte técnico aos clientes nas diversas aplicações do material.
Clique aqui e baixe a apresentação 

11h20 – Univar
Título: Corantes poliméricos e aditivos Milliken, alta tecnologia para PU

Resumo: A Milliken, representada pela Univar, apresentará seu amplo portfólio de produtos para a indústria de poliuretano, incluindo seus corantes Reactint, e seus aditivos Milliguard e AlphaSan.
Não é nenhum segredo que a cor pode transformar uma espuma de PU comum em algo especial. Pode despertar ou aliviar emoções e atrair a atenção dos consumidores. A cor ajuda a dar identidade de marca à espuma e sugere que o produto tem certas qualidades. Destaca também as várias características diferenciadoras como conforto, resiliência ou respirabilidade que a espuma PU pode trazer a qualquer produto. Os corantes Reactint são corantes líquidos poliméricos reativos que consistem em cromóforos que se ligam quimicamente a polióis. O corante reage na matriz polimérica de poliuretano, produzindo tons profundos e vibrantes de espuma.
Este ano a Milliken apresentará o seu um aplicativo da web chamado Reactint Color Studio. Este aplicativo permite que o cliente encontre uma formulação Reactint para qualquer número Pantone, roda de cores ou através de uma foto, o que deve agilizar muito o processo de criação de novas espumas. A apresentação também abordará outras soluções técnicas que a Milliken oferece a seus clientes como linha de antioxidantes, protetor UV e antimicrobial.

O palestrante será Rafael Zangarini, que tem bacharelado em Química Industrial com especialização em tecnologia de plásticos e pós-graduação em Gestão Empresarial para a indústria química. Trabalha na Milliken há 8 anos como Gerente de Vendas para a América do Sul e, antes de assumir esta posição, trabalhou por 13 anos na Kraton Polymers em diferentes posições comerciais e técnicas.
Clique aqui e baixe a apresentação 

11h50 – Evonik
Título: Novo silicone para o mercado de colchões compactados

Descrição (3 ou 4 linhas): O mercado de colchões compactados vem crescendo constantemente, mas sua perda de espessura é uma preocupação constante para os que produzem. A Evonik apresenta nesta feira as soluções desenvolvidas para ajudar este mercado em crescimento.

Palestrante: Celso Toyoshima – Technical Manager Comfort & Insulation Evonik

pt Portuguese
X
Rolar para o topo