Confira a programação completa* do TechDay Composites Avançados, que acontecerá no dia 18 de setembro de 2025, em São José dos Campos (SP)
No dia 18 de setembro de 2025, das 9h às 17h, será realizado o TechDay Composites Avançados, um evento presencial que compreenderá dois outros eventos: o Congresso SAMPE Brasil e o Painel Aeroespacial. O TechDay terá a organização conjunta da SAMPE Brasil e da Aspen Eventos, e será realizado no PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos.
O Congresso SAMPE Brasil (das 9h às 12h30) tem o objetivo de mostrar interessantes desenvolvimentos em composites avançados para diversos mercados. Já o Painel Aeroespacial (das 13h30 às 17h) visa apresentar as inovações para a fabricação de aeronaves.
Confira a programação preliminar:
► 9h – Recepção e café de boas-vindas para o Congresso SAMPE Brasil
► 9h20 – Compósitos poliméricos de alto desempenho: da pesquisa ao desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor automotivo (Maxion SC e IPT)
Palestrantes: Raphael Barbosa de Lima, engenheiro especialista em inovação da Maxion Structural Components, conta com 17 anos de experiência na área de engenharia. É mestre em engenharia mecânica, pós-graduado em “mecatrônica”, e graduado em engenharia mecânica e tecnologia mecânica com ênfase em projeto. Luis Santos, pesquisador na Fundação de Apoio ao IPT – FIPT, é doutor e mestre em Engenharia Mecânica pela UNESP – Campus de Guaratinguetá, e atualmente é pós-doutorando na mesma instituição. Possui experiência na área de compósitos poliméricos e nanoestruturados, com ênfase em sua caracterização físico-química, térmica e mecânica.
► 10h – Como a Syensqo constrói inovação sustentável em Materiais Avançados (Syensqo)
Descrição: A Syensqo é uma empresa global que investe em inovação e tem seus objetivos de sustentabilidade bem definidos, e que envolvem toda a cadeia de valor gerada pela inovação rumo à neutralidade de carbono em seus produtos e processos. O Centro de Pesquisas e Inovação, localizado em Paulínia, traz um legado de 50 anos de inovação no Brasil e possui capabilidades para atender às estratégias e roadmaps globais da empresa no âmbito América Latina. A palestrante trará uma visão de como estas estratégias se conectam com os desenvolvimentos na área de materiais avançados e seus principais projetos, destacando-se as áreas de energia, mobilidade, economia circular, aeroespacial, etc.
Palestrante: Cristina Schuch, gerente de pesquisa e inovação. PhD em química com MBA em Gestão da Inovação Tecnológica pela Unicamp, Cristina é bacharel e mestre em química pela UFRGS. Também é site líder de pesquisa e inovação da Syensqo Latam, com experiência na gestão de equipes de P, D & I multiculturais e internacionais no Brasil e na França. Apaixonada pela área de inovação como forma de criar valor na indústria química e conectada com o mundo digital, colabora para transformar o ecossistema de inovação no Brasil. 24 anos de uma empresa que também se transformou: 19 anos de Rhodia/Solvay, 3 anos de Solvay/França e 2 anos à frente da Syensqo, sempre atuando na área de R&I.
► 10h40 – coffee-break
► 11h10 – Materiais Avançados na Indústria Aeroespacial – Soluções e Inovações (Kaneka South America)
Descrição: A indústria aeroespacial sempre foi um motor de inovação, impulsionando o desenvolvimento de materiais avançados como compósitos e polímeros de alta performance. Alinhada a essa evolução, a Kaneka investe continuamente em novas tecnologias para atender aos rigorosos requisitos de desempenho, qualidade técnica e segurança exigidos pelo setor. Esta apresentação tem como objetivo destacar as principais soluções e tecnologias da empresa para o mercado aeroespacial, com ênfase em suas inovações em materiais avançados e compósitos.
Palestrante: Letícia Ferreira Peres. Graduada em engenharia de materiais pela UFSCar, com ênfase em materiais poliméricos, e MBA em inovação também pela UFSCar, Letícia atualmente é engenheira de aplicação e assistência técnica na Kaneka South America, possuindo uma experiência de mais de 8 anos em materiais compósitos e poliméricos. Atua no desenvolvimento de produtos e aplicações, homologação de matérias-primas e acompanhamento de novos projetos desenvolvidos pelas empresas. É voluntária da Sampe Brasil desde janeiro de 2022, participando do Comitê de PD&I.
► 11h50 – Para cada desafio, uma fibra: decisões que moldam resultados (Owens Corning)
Descrição: A escolha dos processos para a produção de compósitos envolve uma complexidade significativa. A decisão depende de diversas variáveis, como aplicação final, requisitos termomecânicos, demanda projetada, custo-objetivo, disponibilidade de mão de obra, entre outros fatores. Nesta palestra, a Owens Corning explorará essas variáveis e suas implicações, apresentando as diferentes possibilidades de reforços em fibra de vidro, os formatos disponíveis, os processos de aplicação e os cuidados essenciais para garantir que os resultados de um projeto superem os desafios técnicos e de mercado.”Para cada desafio, uma fibra” é um convite à reflexão sobre como decisões bem fundamentadas moldam resultados duradouros.
Palestrante: Elton Guiguer, gerente de desenvolvimento de produto. Engenheiro químico pela UFSCar, com MBA em Gestão de Negócios pelo IPEP, Elton é especialista em polímeros e mestre em Engenharia de Materiais pela mesma instituição. Com uma trajetória de 18 anos na Owens Corning, acumula ampla experiência em desenvolvimento de produtos, processos industriais e pesquisa & desenvolvimento. Atuou também em empresas como Rhodia, Avery Dennison e em consultoria empresarial.
► 12h30 – Intervalo para almoço
► 13h30 – Recepção e café para o Painel Aeroespacial
► 14h – Resinas Epóxi aditivadas com Óxido de Grafeno (MackGraphe) Palestrante: Marcelo S. Oliveira, gerente de projetos do MackGraphe – Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologias, mestre em engenharia de materiais, piloto de ensaios em vôo – Asa Fixa (PEV-2)
► 14h30 – Manufatura combinada para obtenção de demonstrador aeronáutico em compósito termoplástico (Alltec)
Descrição: A palestra, intitulada “Manufatura combinada para obtenção de demonstrador aeronáutico em compósito termoplástico” mostrará que, ao se utilizar múltiplas técnicas de fabricação, o que é chamado de manufatura combinada, a ALLTEC, com apoio da FINEP, produziu um demonstrador aeronáutico em compósito termoplástico. Como demonstrador foi escolhido uma superfície de controle de uma aeronave hipotética de pequeno porte. Devido à geometria dessa estrutura, foi permitido à ALLTEC estudar vários processos de fabricação usualmente empregados para os compósitos termoplásticos, como termoformagem e termodobramento. O componente permitiu, ainda, usar um método de integração diferente da tradicional montagem mecânica com prendedores, denominado soldagem. Por fim, a combinação dessas técnicas mostrou-se promissora para otimização do processo e projeto da estrutura.
Palestrante: Orestes Antonio G. Ferro, engenheiro e mestre em engenharia e ciência de materiais pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar, vem atuando na engenharia de compósitos nas áreas de processamento e materiais desde 2001.
► 15h – Termoplástico de ultra desempenho para aplicações extremas (Arkema)
Descrição: Ao contrário de outros membros da família de polímeros PAEK (poliaril-éter-cetona), os polímeros Kepstan PEKK produzidos pela Arkema são altamente personalizáveis em termos de aplicação e desempenho final.
Através de criterioso equilíbrio e ajuste na proporção de monômeros tereftálicos (“T”) e isoftálicos (“I”), é possível obter variados grades de Kepstan PEKK, que apresentam diferentes taxas de cristalização e temperaturas de fusão, que melhor se adequam ao processo de produção de cada tipo de peça e sua aplicação final. Outra dimensão do design de polímeros é o controle de peso molecular personalizado da Arkema, que permite grades com índices de diferentes viscosidades (de altamente fluidos a altamente viscosos).
Esses grades podem ser opcionalmente carregados com aditivos para melhorar ainda mais o desempenho mecânico, como fibras de vidro, fibras de carbono ou nanotubos de carbono.
O resultado final é um amplo portfólio de grades que se adaptam aos mais variados processos de transformação: injeção, extrusão, impressão 3D (sinterização seletiva laser ou por fusão de monofilamentos), termoformagem, rotomoldagem, revestimento de peças metálicas via pó ou produção de compósitos através de impregnação de tapes unidirecionais de fibras de carbono ou de vidro.
Alguns grades de Kepstan PEKK produzidos para determinados processos podem ser otimizados com aumento da cristalinidade, através de pós-tratamento térmico.
Palestrante: Fabio L.F. Paganini, gerente de vendas e desenvolvimento América do Sul
► 15h30 – O futuro da aviação é verde: Soluções sustentáveis em poliuretano de origem vegetal (EDB Polióis)
Descrição: A indústria da aviação enfrenta o desafio de reduzir sua pegada de carbono. Esta palestra apresentará como os Poliuretanos (PU) de origem vegetal são a chave para um futuro mais sustentável, oferecendo uma alternativa inovadora aos materiais tradicionais. Explorará as aplicações, desde a fabricação de componentes internos e estruturais até o desenvolvimento de revestimentos e adesivos, destacando como essa tecnologia pode impulsionar a aviação em direção a um futuro mais ecológico.
Palestrante: Marcos Roberto Toneto da Rocha, químico industrial da EDB Polióis.
► 16h – Tecnologia em compósitos para a aviação, randomes e drones de alto desempenho (Krempel)
Descrição: Essa palestra detalhará a produção de peças de alto desempenho para aplicações aeroespaciais, ferroviárias, de proteção e médicas.
Palestrantes: Carlos Janoni – diretor geral, Stanley Aleves – gerente de vendas e Americo Ogata – especialista de pesquisa e desenvolvimento
► 16h30 – 17h – coffee de encerramento
► 18 de setembro de 2025 – evento presencial
Horário: 9h às 17h
Local: PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos
(Estr. Dr. Altino Bondesan, 500 – Eugênio de Melo, São José dos Campos – SP, 12247-016)
Informações – Whatsapp (11) 99421-2808 – Email: consultoria@aspen-eventos.com.br