Especificações de material de grafeno ASTM

Espera-se que o Graphene Classification Framework (GCF) seja adotado como uma Especificação Técnica ISO nesse ano de 2023. É importante reconhecer que o GCF fornece um método para diferenciar entre diferentes tipos e formas de grafeno, mas não define o valores exatos para essas diferentes formas. 

Ao mesmo tempo, o sistema de registro químico CAS (uma divisão da American Chemical Society) reconhece apenas a composição química de uma substância e não possui um mecanismo que permita a morfologia física dos materiais (algo que é crítico para o grafeno e como ele performa). Portanto, existem apenas alguns números CAS para o grafeno: o 1034343-98-0 para “grafeno” e vários registros de diferentes formas de óxido de grafeno que incluem outros produtos químicos. Quando contatado sobre o registro de diferentes formas de grafeno e materiais 2D relacionados com base em sua morfologia, o CAS indicou que isso não era possível. 

Uma das barreiras importantes para uma maior adoção comercial do grafeno é a falta de um sistema para os clientes especificarem o grafeno (por exemplo, pelo número CAS). Essa falta de registro também é uma barreira para os órgãos reguladores.

 Como resultado, o Graphene Council iniciou trabalhos em conjunto com a ASTM International por meio do Subcomitê D02.F – Produtos Manufaturados de Carbono e Grafite, a fim de desenvolver especificações de materiais para uma variedade de tipos de grafeno. A intenção é fornecer, à comunidade de engenharia, uma referência oficial da ASTM para tipos e formas distintas de grafeno, para que esses materiais possam ser especificados para uso em uma ampla gama de aplicações por engenheiros e especificadores industriais.

 Foi proposto usar o Graphene Classification Framework como o mecanismo para perfilar e definir as formas atuais de grafeno disponíveis comercialmente, e para segmentar e definir os tipos mais comuns de grafeno e materiais 2D relacionados, desde grafeno de camada única até pós de grafeno de 10 camadas, óxido de grafeno e óxido de grafeno reduzido, bem como materiais funcionalizados.

 É previsto que os resultados sejam um conjunto de especificações de material de grafeno ASTM que possam ser usadas no comércio para especificar materiais para casos de uso específicos.

 NOTA IMPORTANTE: O Graphene Council espera que vários tipos ou formas de grafeno sejam adequados para uma determinada aplicação (por exemplo, concreto, tintas condutivas, películas de gerenciamento térmico, etc.). Também espera que as especificações não cubram todas as formas concebíveis de grafeno e que formulações sob medida continuem a ser necessárias.

 Por fim, as especificações do material de grafeno ASTM NÃO pretendem representar a “qualidade” do material, apenas especificações técnicas. (The Graphene Council)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Rolar para o topo