Fuselagem do Foguete Juno II

Descrição: O Projeto Jupiter reprojetou, durante seis meses, a fuselagem do Foguete Juno II. Com investimento de 3 mil reais, e matérias-primas das empresas Texiglass e Huntsman, a fuselagem do foguete Juno II foi fabricada com base em dois tipos diferente, parcialmente em fibra de carbono e parte em fibra de vidro com uma matriz de resina epóxi. Todas as peças compósitas unidas para a fabricação desta fuselagem possuem suas próprias características novas: a exemplo da fuselagem da telemetria , feita em fibra de vidro o tubo que protege a câmara de combustão do motor sólido. O segundo é feito à base de fibra de carbono, sendo na verdade uma junção interna de dois tubos feita de forma resistente para resistir aos esforços do motor e conseguir cobrir toda à câmara. Os tubos de fuselagem são todos feitos com base em um molde interno de alumínio, revestido com Armalon. A fibra é cortada em uma longa camada única para garantir maior uniformidade ao tubo. São utilizadas sete camadas em volta do molde, cada uma delas laminadas à mão com resina époxi. Junto com a adição da resina, também são utilizados métodos para melhor adesão da resina e remoção de bolhas com pincéis e espátulas. Após a laminação, uma camada de peelply é aplicada sobre a peça recém laminada para melhor qualidade superficial.

 

A peça é um reprojeto para acomodar as melhorias e reprojetos do Projeto Juno I para Juno II. Além da troca de motor que solicitou uma fuselagem de câmara maior do que o próprio molde e requeriu soluções para uma ligação contínua de tubo, várias alterações de manufatura foram feitas frente ao efetuando no projeto anterior. Essa peça tem função estrutural de suportar os esforços do motor e do corpo do foguete à cima desta última sessão. Também tem como objetivo proteger e isolar parcialmente do meio externo os referidos subsistemas internos.

Após resistir ao lançamento e queda, chegando à mach 0.9 e com a queda no solo, o método de fabricação encontra-se validado e apresenta um grande avanço para o foguetemodelismo universitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Rolar para o topo