Sistema Modular de Canaletas em Compósitos

Descrição: Desenvolvido pela G12 Innovation/LOOP, o Sistema Modular de Canaletas em Compósitos requereu um investimento de 320 mil reais, um ano de trabalho, e contou com tecnologias de empresas como Purcom, Watergel e Huntsman.

 

A LOOP tem como posicionamento e estratégia priorizar materiais e processos diferenciados e alinhados com os requisitos de ESG. Neste projeto não foi diferente, A base dos polímeros utilizados para esta aplicação é de fontes renováveis e recicláveis. Exemplos são as resinas de poliuretano, que não utilizam solvente e têm como base na sua formulação o óleo vegetal. O Sistema Modular de canaletas é fabricado em uma planta industrial pelo processo de RTM LIGHT com alto grau de precisão e padronização, gerando repetibilidade e qualidade asseguradas. Isso reduz o tempo de espera para entregas de materiais e garante que os produtos atendam às especificações do projeto. A empresa priorizou processos limpos, com baixo consumo de energia/água e que geram pouquíssimos resíduos. A Loop investe constante em P&D de produto, mas principalmente de materiais sustentáveis e com alto desempenho, baixo peso e resistentes ao fogo, quando solicitado. Em todas as soluções da LOOP os materiais e produtos são caracterizados, testados e validados nos requisitos e normas especificas para sua aplicação.

O Sistema Modular de Canaleta em Compósitos é um produto inovador que traz diversas vantagens em relação aos produtos tradicionais de canaleta em concreto. Além de se adicionar design e inúmeras facilidades visando a aplicação final do produto em campo, neste case buscou-se também melhorias de performance, desempenho, logística, durabilidade e consequentemente custo. Tudo isso alinhando anos de conhecimento no segmento de materiais compósitos e tecnologias, tanto de materiais como também de processos para se alcançar esse objetivo, garantindo que a solução proposta, além de superior à atual de mercado, também se mostrasse competitiva e viável para as obras de subestações de energia.
Com módulos de baixo peso, pesando apenas 25 kg por metro em comparação aos 477 kg do produto em concreto, é uma opção muito mais prática e fácil de manusear durante a instalação.
Além disso, as canaletas em compósitos possuem alta resistência mecânica, suportando o tráfego de pessoas com facilidade. O material não tem solvente, contração zero, inodoro e atende os requisitos de resistência ao fogo, alta resistência à temperatura, impacto, fadiga, tração, compressão e flexão além de não ser condutor de corrente elétrica, proporcionando maior segurança ao ambiente. Após o teste de envelhecimento acelerado, o produto apresentou o mesmo desempenho de flexão.
O desempenho do Sistema Modular de canaleta LOOP (materiais e produto) foram validados por laboratórios independentes como Composite Integrity (França), LEL/IPT, NEWTECH e LACTEC (Brasil). Foram realizados também testes em campo, na planta da empresa e em clientes potenciais. O Sistema possui as versões reforçadas em áreas de tráfego pesado.
Outra vantagem deste produto é a sua alta proteção contra os raios UVA e UVB, garantindo uma maior durabilidade e resistência a intempéries. O sistema de drenagem integrado e os suportes para cabos e fibra óptica são características que aumentam a eficiência do produto.
Visando ainda mais o transporte e flexibilidade de dimensões (600 mm, 800 mm e 1.000 mm de largura), foi desenvolvida a canaleta bipartida. Nesta versão do produto, optou-se por dividir a base em duas peças, permitindo uma paletização mais fácil do produto e melhor ainda a questão logística. Este produto foi desenvolvido para o segmento de energia, focado nas subestações de transmissão e distribuição de energia. Atualmente, a empresa tem atendido diversas operadoras deste segmento como por exemplo a Eletrosul, Engie, Copel, Celesc, Neoenergia, Eletrobras, entre outras.

A função deste sistema modular de canaletas é abrigar toda a estrutura de cabos, fibra ótica e demais elementos condutores elétricos de uma subestação de energia. Por isso, se desenvolveu um produto extremamente completo que eliminou uma série de etapas que até então eram montadas em campo. A solução oferta uma gama de apoios e suportes na própria peça, diminuindo a quantidade de pós-processos em campo do sistema convencional.

Com a alta redução de peso e praticidade oferecida no transporte desse sistema, as canaletas de compósitos oferecem uma série de vantagens significativas em relação aos materiais tradicionais de mercado, especialmente quando se trata de custo logístico e instalação. Aqui estão algumas das vantagens mais notáveis:

– Economia com frete de materiais: Os materiais compósitos são mais leves do que os materiais tradicionais, o que significa que eles podem ser transportados em maiores quantidades em um único carregamento.
– Padronização e garantia de qualidade dos produtos: Isso reduz o tempo de espera para entregas de materiais e garante que os produtos atendam às especificações do projeto.
– Sem necessidade de concreto magro para assentamento: Ao contrário dos materiais tradicionais, os materiais compósitos não exigem uma base de concreto magro para assentamento. Também não existe a necessidade de caminhão Munck para descarga e instalação, uma vez que os módulos são leves o suficiente para serem facilmente manipulados manualmente ou com equipamentos simples, reduzindo o custo geral da instalação e simplifica o processo.
– Instalação e conexões fáceis: A instalação dos materiais compósitos pode ser realizada com agilidade por apenas dois profissionais. As conexões são simples e podem ser facilmente feitas com os equipamentos e ferramentas padrão. As furações para entrada/saída de eletrodutos e/ou drenagem podem ser feitas com uma serra copo. A compactação da canaleta no solo é simples e pode ser feita normalmente com um compactador, sem a necessidade de equipamentos especiais.
– Utilização como passarela: O material atual não permite que o sistema canaletas seja usado como passarela, pois a tampa em concreto não resiste ao peso, gerando muitas quebras e tornando o produto inseguro. No caso das tampas de canaleta Loop em compósitos, elas podem ser utilizadas como passarela, de modo a facilitar a circulação na subestação. O acabamento antiderrapante garante segurança na circulação e evita acidentes.

O potencial de venda desse produto é extremamente promissor, mesmo em um mercado conservador como o mercado de energia. A empresa tem recebido muitas cotações e até o momento apenas feedbacks positivos. Durante o processo de desenvolvimento alguns potenciais grandes clientes foram envolvidos para que estes contribuíssem com o conceito do produto. Estratégia muito assertiva, que garantiu proximidade destes clientes e de ditadores de tendência do segmento. Além disso, esse produto solucionou tantos problemas apresentados pelo sistema antigo de canaletas que hoje observa-se uma busca ativa dos clientes por essa solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Rolar para o topo