Painel Automotivo

Painel Automotivo 2022

Soluções e inovações para o setor foram mostradas no Painel Automotivo 2022, que aconteceu no dia 17 de agosto de 2022, simultaneamente à FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2022 – Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano, Plásticos de Engenharia & Compostos Termoplásticos , no São Paulo Expo (antigo Imigrantes), em São Paulo, SP

Aplicações em compositespoliuretano, plásticos de  engenharia e compostos termoplásticos foram apresentadas durante a décima oitava edição do Painel Automotivo, um seminário presencial que mostrou as vantagens técnicas da utilização dos plásticos de alta performance na manufatura de autopeças. O evento visou priorizar tecnologias para o aprimoramento técnico e estético das peças nesta indústria, além da melhora na produtividade.

Durante o Painel Automotivo, cerca de 12 apresentações detalharam soluções e inovações para o setor. As palestras acompanharam cases de sucesso, mostrando a grande gama de aplicações já consolidada, e também destacou os avanços que vêm sendo desenvolvidos pela indústria.

O Painel Automotivo foi um seminário técnico que teve o objetivo de mostrar novas tecnologias em composites, poliuretano, plásticos de engenharia e compostos termoplásticos para a fabricação de autopeças. Também visou apresentar cases de sucesso e atualizar os participantes sobre o momento atual do setor. O evento foi gratuito e dirigido para profissionais de projeto, engenharia e fabricação de peças, além de centros de pesquisa & desenvolvimento, órgãos governamentais, alunos e professores.


Confira a programação:

› 8h30 – Olin
Resumo: A apresentação focará nas soluções de sistemas epóxi da Olin para o processo de “Resin transfer molding” (RTM) para a produção de compósitos de alto rendimento para o setor automotivo. Serão compartilhados resultados de reocinética e estudo de modelagem, visando a otimização de processo para os sistemas Voraforce 5300 e Litestone 4100E/ 4103H.
Palestrante: Thiago Luiz Teodoro Faria, Bacharel em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), atualmente é especialista técnico em sistemas epóxi na Olin, responsável pela assistência técnica e novos desenvolvimentos do segmento para o mercado de tintas industriais, bem como para o mercado de construção civil e compósitos. Anteriormente trabalhou no laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da Dow Química, onde foi responsável pelo desenvolvimento e aplicação de formulações de sistemas epóxi e, como pesquisador científico da Universidade de São Paulo e da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, desenvolveu projetos na área de catálise heterogênea, voltados para a conversão de biomassa em importantes produtos químicos para a indústria. 

 

› 9h – Reichhold

Tema: Tecnologia em Composites para o segmento Automotivo”

Resumo: O setor automotivo é um dos principais pilares da economia brasileira, entretanto, no cenário pós-pandemia, os principais desafios deste segmento será recuperar as vendas, normalizar as atividades, e melhorar a competitividade. Hoje, a falta de peças, problemas com logísticas, e escalada dos preços, principalmente atrelado ao dólar alto, são grandes dificuldades a serem enfrentadas. Mediante as dificuldades deste segmento, a Polynt Reichhold apresentará produtos dedicados principalmente aos processos de laminação e RTM, onde conta com um portfólio completo de produtos de alta performance, que garante a qualidade e o bom rendimento dos produtos oferecidos, visando obter a satisfação dos clientes utilizando o que tem de melhor no mercado.
Dados do palestrante: Cristian Campos
Clique aqui e baixe a apresentação 

9h30 –  Amino
Tema: Apresentará as vantagens de seus produtos para o mercado de filtros automotivos e suas tecnologias em PU expansivo de baixa densidade, alta performance, PU aderente e PU Ecológico.

Palestrante: Tiago Carnavali de Oliveira é gerente de laboratório

10h – Owens Corning
Tema: Compósitos em termoplásticos reforçados com fibras longas (LFT)

Resumo: Neste trabalho os compósitos termoplásticos em fibras curtas e fibras longas serão comparados e as vantagens competitivas dos compósitos termoplásticos em friba longa serão evidenciadas. Também será possível entender as possibilidades de utilização de diferentes processos produtivos e matérias primas para a produção  de compósitos em fibra longa atendendo a demanda crescente por compósitos de melhores  propriedades mecânicas, peso reduzido, custo otimizado e possibilidade de reciclagem em um mercado cada vez mais competitivo.

Palestrante: Elton Landgraf Guiguer, engenheiro químico (UFSCar), mestre em engenharia de materiais (UFSCar), pós-graduado em  gestão de negócios, trabalha na Owens Corning desde 2007 e tem experiência em pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos em compósitos e processos industriais tendo trabalhado na Rhodia (atual BASF), Avery Dennison, entre outras.
Clique aqui e baixe a apresentação 

10h30 – Texiglass

Tema: Processos e reforços para melhorias dos compósitos;

Resumo: Com a evolução da indústria e novo anseios, o mercado automotivo se encontra no momento da inovação. Um pilares que puxam essa campanha é a redução de emissão de gases no meio ambiente, e consequentemente a redução de peso das estruturas é fundamente. Os compósitos podem ajudar a solucionar esse problema.

Palestrante: Ailton dos Santos é formado em Engenharia de Produção na Faculdade Anchieta, com vasta experiência na área comercial técnica. Atualmente, Ailton é Engenheiro de Vendas na Texiglass e trabalha há 3 anos com compósitos, especialmente na área de reforços e prepregs.

› 11h – Coffee-break

› 11h20 – Evonik
Tema: Controle de emissões da espuma de poliuretanos para a indústria automotiva

Resumo: A indústria automotiva, preocupada com a segurança e os requisitos ambientais, sempre busca espumas que apresentem menos emissões de VOC e FOG, mantenho a qualidade da espuma. Com uma escolha correta dos aditivos, estes requisitos podem ser cumpridos mais facilmente. A Evonik apresenta as mais recentes soluções para esta demanda.
Palestrante: Rob Borgogelli – Technical Manager Comfort & Insulation Evonik

11h50 – Purcom 
Tema: 
Pugreen a revolucionária resina de poliuretano ecológico para compósitos
Palestrante: Giuseppe Santanchè (CEO Purcom)

› 12h20 – (AH Composites)
Os mais de 10 anos do processo VIP de fabricação de peças com contra-molde de silicone e seus resultados
Palestrante: André Antunes, diretor da AH Composites

› 12h50 – Compostos Brasil
Introdução
ao TPU Bio-based
Palestrante: Carol Tirolla, responsável pela área de suporte técnico

› 13h20 – Soluções Akro-Plastic para aplicações automotivas: sustentabilidade, desempenho e segurança

Resumo: Em função dos crescentes desafios da mobilidade urbana, cada vez mais novas tecnologias veiculares vêm sendo desenvolvidas buscando diminuir o impacto no clima. Como exemplo, estão os veículos elétricos, compartilhados e autônomos. Com isso, os requisitos técnicos das aplicações automotivas têm se tornado cada vez mais exigentes. Além do alto desempenho, o foco também está na segurança e eficiência. Compostos plásticos fazem esses desenvolvimentos possíveis. 
A Akro-Plastic conta com presença global e tem em seu portfólio soluções inovadoras para os requisitos automotivos mais criteriosos, com foco em redução de peso, eficiência energética e alto desempenho.

Dados do palestrante: Alexandrina Oliveira, Gerente de Desenvolvimento de Aplicações e Suporte Técnico

 

› 13h50 – Covestro
Tema: Vulkollan, o mais avançado elastômero redefinindo os limites do poliuretano fundido

Resumo: Os elastômeros Vulkollan continuam a conduzir o mercado do poliuretano fundido através da inovação: pré-polímeros recém desenvolvidos estão permitindo um acesso mais fácil a aplicações de alta performance.

Palestrante: Manon Manaranché é especialista de marketing & responsável pelo desenvolvimento da área de elastômeros. Manaranché é engenheiro químico especializado em polímeros com dupla especialização em marketing estratégico.

› 14h20 – Encerramento

Outras informações – Whatsapp (11) 99421-2808 – Email: consultoria@aspen-eventos.com.br

pt Portuguese
X
Rolar para o topo