Estrutura em fibra de vidro para usinas fotovoltaicas

Descrição:  A GSC – Grupo Santa Catarina desenvolveu, durante um ano, o perfil enrijecido para estrutura solar de usinas fotovoltaicas. Com duração de um ano e investimento de 800 mil reais, o desenvolvimento contou com tecnologias das empresas Jushi Group, Owens Corning, Polglass, Marbocote e Poliresina.

 

O Grupo Santa Catarina desenvolveu a tecnologia para estrutura em fibra de vidro para sistema fotovoltaico, utilizando como matéria-prima base a fibra de vidro (roving/manta/resina) pelo processo de pultrusão; através do mesmo, teve ótimos resultados obtidos nos testes de tração/compressão/cisalhamento e corrosão.

A estrutura em fibra de vidro para suporte de painéis fotovoltaicos substitui os modelos tradicionais que são fabricados há décadas em materiais convencionais como metais, concreto e madeira. Essa inovação trouxe ao mercado uma qualidade de vida extraordinária, pois os processos de montagens são muito mais práticos do que os modelos convencionais. E ainda oferece uma durabilidade 4 vezes maior do que os conjuntos atuais! Além das vantagens já detalhadas acima pode-se destacar a economia no quesito da logística/transporte, pois ele se torna 30% mais leve que o metal e 70% mais leve do que o mesmo produto em concreto! Destaca-se também pelo menor tempo de execução da obra, comparando com os outros modelos já citados. Não se pode deixar de citar, também, a grande vantagem de ser um produto totalmente não condutivo de energia. Esse produto hoje atende muito bem às necessidades do agronegócio, construção civil e geração de energias renováveis!

Esse produto é formado por perfis (vigas) em fibra de vidro feito pelo processo de pultrusão. Para a formação do perfil, utilizou-se como matéria prima o roving/manta/resina catalisada a mais de 250º. Em seguida, utilizou-se elementos de fixação (parafuso/porcas/arruela) em inox para fazer a união das partes. Dessa forma, tem-se a estrutura para painéis fotovoltaicos, os quais têm a finalidade de fixar os painéis para geração da energia solar, com uma garantia muito maior do que as estruturas comercializadas normalmente! Uma tecnologia inovadora a nível mundial!

Os principais benefícios são: durabilidade 4 vezes maior do que os modelos convencionais, 30% mais leve se comparado com o metal e 70% comparado com as estruturas em alvenaria, não condutivo de energia (para essa finalidade que se destina é muito fundamental), fácil manuseio por sua leveza, menor custo de transporte e agilidade na execução da dobra.

Sabe-se que o potencial de venda se eleva a um patamar altíssimo, pois esse setor está em crescimento acelerado no atual momento no país, e isso ganha um espaço grande por ser um produto inovador. Sabe-se também que hoje um painel fotovoltaico tem uma capacidade de geração de energia de até 25 anos, visto que nenhuma estrutura dos modelos convencionais contempla essa durabilidade sem as suas manutenções periódicas. Com isso, a estrutura em fibra da GSC ganhou muita evidência, pois é notório o quanto é elevado o custo de manutenção em uma obra. Consegue-se, assim, diminuir esse custo ou até zerar, pois, estudos apontam que materiais em fibra de vidro têm uma vida útil de até 40 anos. Um fator relevante nos dias atuais é o custo de transporte; então, conseguimos levar quase duas vez mais material com o mesmo custo de transporte comparado a uma estrutura convencional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Rolar para o topo