Bucha de passagem cônica

Descrição:  A Holos Brasil reprojetou a bucha de passagem cônica de 600 kv, cone isolador em fibra de vidro. Esse reprojeto durou 24 meses, com um investimento de 500 mil reais. Contou com tecnologia Elekeiroz, Diprofiber, MAP, Abcol, EGC e VI Fiberglass.

 

Esse cone é um produto específico para laboratórios de alta tensão, que fazem ensaios de isoladores de alta tensão poluídos, e que fazem ensaio de isolamento com vapor d´água e névoa salina.

O cone foi fabricado em resina poliéster, fibra de vidro tipo E em espuma de PVC. Possui 15,6 m de comprimento e 7,6 m de diâmetro. O cone é engatado na parede pela base, com a ponta em balanço (sem suportes). As suas peças foram fabricadas pelo processo de infusão, sendo elas de laminado sólido e estrutura moldada sobre perfis de espuma de PVC. As peças foram fabricadas em tamanhos tais a serem transportadas por caminhão. As peças foram coladas com adesivo estrutural de base epóxi.

O cone foi feito para o laboratório do CEPEL – Adrianópolis. Havia anteriormente um cone de fibra de vidro que desempenhava a mesma função da bucha de passagem para o transformador externo ao laboratório de 500 kV, mas seus parafusos se deterioram pelas intempéries.

Ao longo da execução do projeto, foram descobertas trincas e muita oxidação na estrutura que servia de base para a fixação do cone, que era feita de aço e alumínio. Então, essa base também foi reprojetada para plástico reforçado com fibra de vidro (era metálica), com potencial de aumentar o isolamento elétrico e interferir menos no campo magnético dos experimentos realizados no laboratório de alta tensão.

O novo cone não precisa de constante troca de parafusos. A nova base tornou desnecessária a fabricação de uma nova estrutura metálica toroidal para substituir a anterior que estava danificada. O toróide de alumínio equalizava o campo magnético próximo à parede e diminuía os efeitos da base metálica nos campos magnético e elétrico, o que atrapalharia os ensaios realizados no laboratório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Rolar para o topo